domingo, 2 de junho de 2013

O novo odre

"Ninguém põe vinho novo em odres velhos." (Lc, 5, 37)

Ela dizia:
seja boazinha
reze para não faltar o pão
reze para o dinheiro aumentar
olha seu pai, não segue com ele
seja boazinha
não seja prepotente
não seja amiga de gente feia
não namore rapaz feio
não ame um qualquer
faça o que é certo
seja boazinha
não coloque os cotovelos na mesa
não fale alto
seja boazinha
você é uma princesa.

Eu me remoía e
a palavra dela corria dentro de mim como ratazana.
Buscava outras palavras:
sê sincera
observa o sentimento
observa o sentimento do outro
ama
sê amiga
perdoa
justifica o que for justificável
defenda o que for defensável
sê sincera
vê de perto a verdade
mexe na verdade do outro
explicita a beleza da verdade
sê sincera
descobre o que é justo
revela a mentira.

Eu me culpava entre os odres velhos e o vinho novo.
Agora sei: me banho nas palavras novas
que se aninham no meio do meu peito
como se fora um odre novo.

(Junho de 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário